Blog do Ricardo Lampert

Automobilismo, Futebol, Música, Cinema, Games, etc.

Equilíbrio na disputa da F-1 em 2007

Posted by Ricardo Lampert em 7 setembro 2007

O campeonato deste ano na Fórmula 1 é um dos mais equilibrados em todos os tempos. Se as disputas não acontecem na pista, nos bastidores e nos pontos a briga entre os pilotos da McLaren e da Ferrari é acirradíssima. Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Felipe Massa e Kimi Raikkonen terão cinco provas para decidir o campeão de 2007.
Apesar da paridade na pontuação, apenas três dos quatro pilotos lideraram o Mundial. Alonso esteve na frente por três corridas, enquanto Raikkonen ponteou apenas na primeira prova do ano. Hamilton passou oito corridas em primeiro no campeonato, e foi o piloto que mais tempo esteve em primeiro. Massa, por sua vez, apesar das vitórias e das poles, chegou no máximo ao terceiro posto.
No gráfico abaixo, a análise da posição dos quatro candidatos ao título traz alguns resultados curiosos. Felipe Massa, além de ter sido o único a não liderar o Mundial, foi quem teve as piores posições no campeonato. Após a primeira corrida, na Austrália, quando teve problemas de câmbio no treino classificatório, ele foi o sexto. Na prova seguinte, na Malásia, um erro na largada e uma saída de pista custaram-lhe a vitória. Ele terminou em quinto e ficou na mesma posição no campeonato.
Kimi Raikkonen, por sua vez, foi o piloto que teve a maior desvantagem em relação ao líder do campeonato. Após o GP dos Estados Unidos, o finlandês ficou 26 pontos atrás de Lewis Hamilton na classificação. Mas ele reagiu com vitórias no GPs da França e da Inglaterra. A vantagem do inglês agora é de 16 pontos, dez a menos que no pior momento do finlandês da Ferrari.
Neste ano, houve empate por duas vezes na liderança do campeonato. Após o GP do Bahrein, Alonso, Raikkonen e Hamilton lideraram o campeonato, com vantagem para o espanhol nos critérios de desempate. E, após o GP de Mônaco, os dois pilotos da McLaren ficaram iguais, novamente com vantagem para o bicampeão.
Outro fato curioso é que os pilotos da McLaren se alternaram na frente durante a primeira metade da temporada. Hamilton e Alonso não conseguiram se sobressair dentro da equipe neste período. Fato parecido ocorre neste momento na Ferrari: nas últimas cinco provas, Massa e Raikkonen se alternaram na disputa pela posição de primeiro piloto do time italiano. Fonte: Globoesporte.com

Raikkonen, Hamilton e Alonso lideraram em 2007. Felipe Massa somente chegou ao terceiro posto

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: